Entre 3 e 8 de junho de 2019, o NUPEM/UFRJ sediará a segunda edição do “curso internacional de verão” (no hemisfério Norte) que envolverá pesquisadores da Universidade de Stavanger, Noruega, e pesquisadores do NUPEM/UFRJ e de outras unidades da UFRJ, como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CCS). Este curso faz parte das atividades previstas em um convênio internacional firmado entre o NUPEM/UFRJ e a Universidade de Stavanger, voltado para a formação de pessoal de pós-graduação em ambos países.
O curso será voltado para para alunos de pós-graduação noruegueses e para alunos do Brasil, que durante o curso trabalharão com aspectos gerais e aplicados de biodiversidade e conservação. Temas como valoração ambiental, monitoramento ambiental, novas tecnologias na investigação da biodiversidade, dentre outros, serão abordados durante o curso. Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região serão visitados pelos alunos e docentes, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão mais integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras.
Segundo o Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, coordenador do projeto no Brasil e Diretor do NUPEM/UFRJ, “esse projeto oferece uma oportunidade única de interação para os pesquisadores do NUPEM com um centro de excelência como a Universidade de Stavanger. O mais interessante é observar o interesse da Noruega em financiar cursos e parcerias no Brasil com recursos dos “royalties” do petróleo noruegueses. Seria muito importante que os municípios do Norte Fluminense tivessem iniciativas similares, internacionalizando a ciência do interior do Estado do Rio de Janeiro”.
O curso será aberto a alunos de mestrado e doutorado de diferentes áreas, comprometidos em melhorar seus conhecimentos sobre os seguintes tópicos:
1) Compreensão sobre o que é biodiversidade e quais são os mecanismos para sua determinação e avaliação de seus usos
2) Aumento da consciência sobre questões relacionadas à conservação e gestão da biodiversidade
3) Compreensão de metodologias voltadas para a compreensão da diversidade das moléculas aos ecossistemas
4) Conhecimento introdutório da economia de recursos ambientais e naturais
5) Visão geral de instituições sociais, econômicas e jurídicas voltadas para a proteção e uso da Biodiversidade
Esse curso será uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e acadêmico. Não percam a oportunidade!
Essa é a primeira circular com informações sobre o curso.
Maiores informações serão fornecidas em breve e através do link https://www.facebook.com/NorBra2020/
Além disso, contato com os organizadores do curso no Brasil devem ser feitos com os professores Rodrigo Nunes da Fonseca (rodrigo.nunes.da.fonseca@gmail.com) e Fabio Di Dario (didario@gmail.com).