Você está visualizando atualmente 176ª Defesa de Mestrado do PPG-CiAC: Giovanna Silva Gomes da Costa

176ª Defesa de Mestrado do PPG-CiAC: Giovanna Silva Gomes da Costa

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Segunda-feira, 30/06/25, às 9h, acontecerá a nona defesa de Mestrado do ano 2025.

Mamíferos de médio e grande porte são reconhecidos por desempenharem papéis ecológicos importantes e únicos, e sua presença representa um importante indicativo do progresso da restauração ecológica na Mata Atlântica. Em sua Dissertação, Giovanna avaliou a eficiência da restauração ecológica na recomposição da mastofauna no Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado (PEMLD) em Silva Jardim, estado do RJ. O monitoramento foi realizado por intermédio de armadilhas fotográficas que foram instaladas em áreas em processo de restauração e de floresta madura.

Giovanna registrou um total de 19 espécies, sendo o cão doméstico Canis lupus familiaris a única exótica. Oito espécies possuem algum grau de ameaça e cinco provavelmente se encontram ameaçadas no estado. Foram registradas 17 espécies de sete ordens e 12 famílias nas áreas em restauração e 14 espécies de cinco ordens e dez famílias nas áreas de floresta madura. Apesar da similaridade no número de espécies, a diversidade regional e o turnover de espécies (diversidades gama e beta, respectivamente) foram maiores nas áreas em restauração. A maioria dos mamíferos foi mais frequente na floresta madura, que também apresentou menor dominância de espécies, sendo que a composição de espécies foi influenciada por características estruturais da floresta, especialmente altura e número de árvores. O gato-maracajá Leopardus wiedii, um especialista florestal, foi a única espécie silvestre ausente nas áreas em restauração.

Ao evidenciar a utilização das áreas restauradas do PEMLD por mamíferos de médio e grande porte, a Dissertação revela a efetividade que a proximidade com remanescentes com a floresta madura e o monitoramento de fauna no contexto da restauração na busca por florestas ecologicamente funcionais e sustentáveis.

Todos estão convidados a assistir a defesa.

Banca avaliadora:

Titulares

Dra. Caryne Aparecida de Carvalho Braga – Orientadora

Dr. Marcelo de Moraes Weber (PPGBA/UFSM)

Dra. Ana Cristina Petry (PPG-CiAC/UFRJ)

Suplentes

Dr. Carlos Ramón Ruiz Miranda (PPGERN/UENF)

Dr. Pablo Rodrigues Gonçalves (PPG-CiAC/UFRJ)

Deixe um comentário