Segunda-feira, 08/09/25, às 9h, acontecerá a décima defesa de Mestrado do ano 2025.
Stomiiformes é uma ordem de peixes marinhos conhecidos como peixes-dragão (dragonfishes) e peixes-machadinha (hatchetfishes) que vivem em uma faixa de profundidade entre 200 e 5000 m. Embora as cerca de 450 espécies conhecidas de Stomiiformes representem uma parcela importante da comunidade meso- e batipelágica, pouco se sabe sobre sua real diversidade, abundância e distribuição geográfica.
Em sua dissertação, Yan investigou a conectividade genética de Stomiiformes, com o objetivo de identificar potenciais barreiras geográficas e ecológicas no ecossistema pelágico de profundidade, bem como seus potenciais papeis nos processos de especiação e na existência de diversidade críptica na ordem. Para isso, utilizou sequências do gene Citocromo C Oxidase I em espécies dos gêneros Argyropelecus e Sternoptyx de diferentes localidades para realizar análises filogenéticas e testes de delimitação de linhagens. Os resultados suportam o monofiletismo desses gêneros e indicam a existência de três potenciais novas espécies em Sternoptyx e oito em Argyropelecus.
A Dissertação representa uma contribuição relevante ao explorar o papel de barreiras geográficas na subestimada diversidade de peixes de águas profundas.
Todos estão convidados a assistir a defesa, acessando o link:
http://meet.google.com/vjp-bgjm-ffb
Banca avaliadora:
Titulares
Dr. Michael Maia Mincarone – Orientador
Dr. Anderson Vilasboa de Vasconcellos (PPG-ProBio/UERJ)
Dr. Hudson Tercio Pinheiro (PPG-Ciências Biológicas (Zoologia) /USP)
Suplentes
Dr. Pedro Hollanda Carvalho (PPG-ProASD/UFRJ)
Dr. Fabio Di Dario (PPG-CiAC/UFRJ)