Você está visualizando atualmente Cultura Oceânica na Formação Continuada de Professores: contribuições do PPG-CiAC para Macaé

Cultura Oceânica na Formação Continuada de Professores: contribuições do PPG-CiAC para Macaé

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

No início do semestre letivo, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC/UFRJ) e graduandos do curso de Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ contribuíram com o Programa de Formação Continuada de Professores em Macaé. O Programa de Formação Continuada de Professores é uma iniciativa do Centro de Formação Profa. Carolina Garcia (CFCG), que é vinculado à Secretaria Municipal de Educação e que conta com a UFRJ como parceira no desenvolvimento de atividades que visam a troca de experiências e aprimoramento de objetivos e estratégias da Educação no município de Macaé.

Junto aos Professores, a equipe do PPG-CiAC e colaboradores desenvolveu a instrumentação didática em Cultura Oceânica, visando estimular a conscientização ambiental, a pesquisa e o protagonismo dos estudantes da rede pública de Educação nos diversos espaços de aprendizagem como salas de aula, laboratórios e feiras de ciências. Mais de 70 professores de seis escolas municipais participaram das atividades na forma de aulas e oficinas desenvolvidas pela Mestranda Raquel Rodrigues Lima, a Egressa Thayná Sarinho, pelo Pós-Doutorando do Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) Dr. Pablo Mendonça, e pelo Professor Dr. Luciano Gomes Fischer, além dos graduandos do NUPEM/UFRJ William Guimarães de Lima e Gabriel de Paula Miranda.

O conteúdo atualizado sobre a importância do Oceano para a vida na Terra, os desafios relacionados à sustentabilidade marinha e a interdisciplinaridade na instrumentação didática foram desenvolvidos na forma de atividades presenciais nas escolas, em formato híbrido e remoto, viabilizando maior participação e integração dos envolvidos. Para a Professora Cláudia Santos Silva da Escola Municipal Joaquim Luiz Freire Pinheiro do Bairro Cajueiros, “A vinda dos Biólogos a nossa escola foi um verdadeiro mergulho na vida marinha de Macaé, eles mostraram a importância do mar para o nosso bem-estar, destacando tanto os cuidados necessários com o meio ambiente quanto os impactos negativos do lixo despejado diariamente no oceano. Com uma fala clara, reforçaram a necessidade da conscientização de todos e despertaram em nós o desejo de nos unir para limpar as praias e conhecer melhor a vida marinha”.

Apoiado por instituições norte-americanas como COSEE, NMEA e NOAA, o conceito de Cultura Oceânica se consolidou a partir dos anos 2000 e rapidamente alcançou uma dimensão internacional, sendo incorporado em relevantes debates globais pela Sustentabilidade como a Década da Ciência Oceânica para o desenvolvimento Sustentável (2021-2030) instituída pela UNESCO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU , como o ODS 14 (Vida na Água), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 4 (Educação de Qualidade) e 15 (Vida Terrestre). No primeiro semestre de 2025, o Brasil deu um passo relevante ao se tornar pioneiro em incluir a Cultura Oceânica no currículo escolar nacional por meio do Currículo Azul. O  Currículo Azul será implementado em escolas de todo o país, adaptado às realidades regionais e locais. Macaé é um município costeiro com economia e sociedade historicamente associadas e dependentes do bem natural representado pelo oceano e vida marinha. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas pela equipe do PPG-CiAC na formação continuada de Professores em Macaé estão alinhadas à valorização da Cultura Oceânica no currículo escolar e antecipam as demandas por formação continuada nessa temática, numa demonstração de inserção social do Programa.