Planejamento Estratégico e Autoavaliação
Apresentação
O PPG-CiAC foi o primeiro Programa de Pós-Graduação da UFRJ fora da cidade do Rio de Janeiro e, até 2019, era o único Programa da UFRJ na Área das Ciências Ambientais da CAPES. O Programa foi implantado no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) em 2011, apenas no nível do Mestrado. Com o sucesso da proposta do Programa, houve a recomendação da proposta de Doutorado, pela CAPES, no final de 2013 . Assim, as primeiras defesas de Doutorado aconteceram a partir de 2018 (https://ppgciac.nupem.ufrj.br/2018/04/09/primeira-defesa-de-doutorado-no-ppg-ciac-marcou-momento-historico-da-ufrj-em-macae/). O PPG-CiAC ainda é o único Programa de Pós-graduação da UFRJ com Doutorado na Área das Ciências Ambientais.
No quadriênio 2017-2020, um grupo de trabalho formado por representantes da coordenação (Lísia Mônica de Souza Gestinari), docentes (Ana Cristina Petry), discentes (Enoque Ribeiro) e técnicos em assuntos educacionais (Marla Granados Belarmino) efetuou uma revisão do Regulamento do Programa e um estudo acerca da complementaridade e relevância da grade de Componentes Curriculares. O PPG-CiAC iniciava o levantamento das diretrizes para os próximos dez anos. A renovação do grupo de trabalho foi parcial e, a partir do quadriênio 2021-2024, passou-se a elaborar o Planejamento Estratégico e a realizar seminários de Autoavaliação.
O Planejamento Estratégico do PPG-CiAC define as diretrizes de sua atuação, os objetivos a serem atingidos e as estratégias de alcance desses. Orientado pelas diretrizes da Autoavaliação da CAPES e do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRJ (PDI UFRJ 2020-2024), o Planejamento Estratégico do PPG-CiAC explicita os objetivos estratégicos do Programa, bem como apresenta um painel de indicadores e as metas estabelecidas para seu monitoramento e avaliação regular. O conjunto de ações tem a finalidade de caracterizar o estado do Programa, no sentido de compreender “O que representa”, “O que faz” e “Onde pretende chegar”.
As bases para o Planejamento Estratégico, a visão e a missão do PPG-CiAC seguem com os mesmos alicerces de sua primeira década de existência. Apresentamos as metas elaboradas para o planejamento estratégico:
a) Traçar os rumos do Programa por meio de planos de ação;
b) Definir os objetivos a curto, médio e longo prazo;
c) Maximizar o potencial produtivo do programa;
d) Embasar e agilizar as tomadas de decisão;
e) Aumentar a produtividade do corpo social, levando em consideração os recursos disponíveis;
f) Fornecer diretrizes aos membros do corpo social;
g) Facilitar a adaptação da organização às tendências e mudanças da sociedade;
h) Otimizar processos e recursos;
i) Prever eventuais desafios e/ou problemas que possam surgir;
j) Ajudar a gerenciar riscos por meio da elaboração de planos emergenciais.
Os seminários de Autoavaliação são momentos de reflexão coletiva nos quais a técnica “SWOT” (que se refere aos termos strengths, weaknesses, opportunities e threats) possibilita levantar as Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças ao programa, sendo um instrumento para delinear as ações do planejamento estratégico.
Planejamento dos Seminários de Autoavaliação do PPG-CiAC em 2025:
- Encontro presencial e remoto de Docentes e Discentes
Segunda quinzena de Maio
- Encontro presencial e remoto de Docentes
Segunda quinzena de Agosto
- Encontro presencial e remoto de Discentes
Segunda quinzena de Agosto
- Encontro presencial e remoto de Docentes e Discentes
Segunda quinzena de Novembro
Acesse aqui o relatório elaborado pelos Grupos de Trabalho criados pela CAPES com a finalidade de aprimorar o processo e instrumentos relacionados à avaliação da pós-graduação brasileira.
Referências:
Helms M.M. & Nixon, J. 2010. Exploring SWOT analysis: where are we now? A review of academic research from the last decade. Journal of Strategy and Management 3: 215-251.
Mintzberg, H. 1994. The fall and rise of strategic planning. Harvard Business Review. 107-114.
Trainer, J.F. 2004. Models and tools for strategic planning. pp. 129-138. In: New directions for institutional research, n 123. Wiley.